Observatório de ideias da UEG Gestão da Informação em Educação e Formação

Projetos de Extensão 2015

Curso de Formação de Docente: Ensino de Língua Inglesa para Crianças, Curso de Português Básico, Meninas da Vila, Altas Literaturas X Literatura Popular: Diálogos e Convergências, SIMEXT, Curso de Formação em Transdisciplinaridade na Educação, IV Semana de Integração Pedagogia e Letras, Projeto Efeito Borboleta

1 - CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

COORDENAÇÃO – GIULIANA CASTRO BROSSI

Este curso tem como foco oferecer educação continuada para professores/as de inglês para crianças, auxiliando-os/as no conhecimento de métodos e técnicas de ensino, com prática de planejamento colaborativo de aulas, seleção e confecção de material didático. O curso será desenvolvido por meio de formação teórica, com leitura e reflexão de textos da área, além de oficinas pedagógicas com desenvolvimento de material para uso nas salas de aula da educação básica (anos iniciais). O curso será fundamentado nos construtos da transdiciplinaridade (ROCHA, 2012), histórias infantis e o ensino de língua inglesa para crianças (TONELLI, 2007), o jogo na interaçãoe a brincadeira linguística (TAMBOSI, 2007), além da formação continuada de professores (ROSA; TONELLI, 2010), permeados pela perspectiva crítica do ensino de línguas (PENNYCOOK, 1990; PESSOA e URZÊDA FREITAS, 2012; MENEZES DE SOUZA,011; JORDÃO; FOGAÇA, 2007). Espera-se colaborar com o desenvolvimento pedagógico dos/as professores/as envolvidos/as, além de promover pesquisas específicas da área de ensino de Língua Inglesa para Crianças (LIC), corroborando o arcabouço teórico e prático no cenário nacional.

 

2- CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO

COORDENAÇÃO - VALERIA ROSA DA SILVA

Este curso tem por objetivo revisar e atualizar conhecimentos da língua portuguesa. Serão abordados conteúdos básicos da língua, essenciais a uma comunicação oral e escrita eficaz. Os conteúdos serão apresentados por meio de textos de variados gêneros textuais, numa visão de língua como prática social. Espera-se, com isso, que os participantes aperfeiçoem sua habilidade de comunicação oral e escrita em língua portuguesa. O curso terá módulos presenciais (20 horas), ministrados pela coordenadora do curso e por alunos-estagiários do curso de Letras; e módulos a distância (10 horas), com aulas mediadas pela plataforma moodle, sob tutoria da coordenadora. Trata-se de uma proposta de reedição do curso que ocorreu durante o ano de 2014.

 

3- MENINAS DA VILA

COORDENAÇÃO - CARLA CONTI DE FREITAS

O Projeto Meninas da Vila caracteriza-se por uma ação extensionista da UEG Câmpus Inhumas que junto a comunidade local visa desenvolver atividades diversificadas com as meninas de 12 a 15 anos residentes nos bairro circunvizinhos do câmpus. Essa ação tem importância na formação dessas meninas que poderão a partir das diversas experiencias nas artes, línguas e esportes ressignificar o seu papel na comunidade onde vivem. A motivação para o desenvolvimento desse projeto cujo suporte teórico é o empoderamento das mulheres via o conhecimento numa perspectiva transdisciplinar é a condição social dos bairros a serem atendidos, marcados por práticas que dificultam o convívio social e o crescimento saudável das meninas de tal faixa etária

 

4- ALTAS LITERATURAS X LITERATURA POPULAR: DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS

COORDENAÇÃO - ALESSANDRA CARLOS COSTA GRANGEIRO

Este projeto tem como objetivos refletir sobre a relação existente entre a alta literatura e a literatura popular, bem como divulgar a Literatura Goiana. É comum a supervalorização de uma em detrimento da outra e nosso objetivo é mostrar os diálogos e as convergências e percebermos que nosso universo cultural é enriquecido por ambas, especialmente nas suas interrelações. As pesquisas acerca desse tema serão apresentadas em evento próprio que deverá ocorrer no final de setembro. O evento será intitulado SIMEXT (Simpósio de Extensão), visto que será um evento voltado à apresentação de trabalhos de extensão. Esse evento propiciará o fortalecimento da extensão no câmpus de Inhumas e se caracteriza como extensão porque os alunos do 2º, 3º e 4º anos deverão divulgar a literatura, nesse momento especialmente a goiana, em escolas do Ensino Fundamental, Médio, casas de recuperação e/ou asilos. Essa divulgação ocorrerá por meio de rodas de leitura e oficinas de leitura e produção literária. Assim, esse projeto estabelecerá uma relação entre a universidade e a escola e fortalecerá também o câmpus de Inhumas no que diz respeito à sua tradição que é formação de professores. Deve-se ressaltar que o momento é oportuno para estudo e divulgação não somente da literatura, mas, sobretudo, da cultura e da tradição de uma forma geral do estado de Goiás, visto que o estado comemorou, no ano de 2014, os 80 anos de sua capital, Goiânia, e o governo do Estado teve a iniciativa de construir mais um espaço de cultura na capital, a Vila Cultural Cora Coralina, cuja primeira exposição foi sobre a cultura goiana. Por fim, deve-se apontar que esse projeto possui articulação com o ensino da disciplina de Literatura Brasileira, bem como o projeto de pesquisa intitulado “A ascensão do romance: seus antecedentes, seus desafios e sua evolução” PrP/CP 321/2012, duração de agosto de 2012 a julho de 2017, nele a investigação de tempo, memória cultural e história é o fio condutor das investigações que serão ampliadas para a questão do espaço, essencial para a preservação da memória cultural. Os resultados esperados são os seguintes: a) divulgação da literatura e cultura goiana; b) aperfeiçoamento da escrita dos participantes do projeto; c) criação de um Espaço para Leitura e Criação Literária, no câmpus de Inhumas; d) publicação no Site do câmpus de todas as informações resultantes do projeto, inclusive, das criações literárias derivadas da oficina de criação literária; e) realização de um simpósio no câmpus de Inhumas; f) publicação dos anais do simpósio; g) publicação de artigos; h) elaboração de monografias pelos alunos envolvidos; i) participação em eventos nacionais; j) criação de um documentário sobre Cora Coralina e a Cidade de Goiás.

 

5- SIMEXT - SIMPÓSIO DE EXTENSÃO

COORDENAÇÃO - ALESSANDRA CARLOS COSTA GRANGEIRO

Este evento tem como objetivos divulgar as pesquisas e as intervenções na sociedade, feitas pelos acadêmicos, no que diz respeito à relação existente entre a alta literatura e a literatura popular, bem como divulgar a Literatura, a História e a Cultura Goiana. É comum a supervalorização de uma em detrimento da outra e nosso objetivo é mostrar os diálogos e as convergências e percebermos que nosso universo cultural é enriquecido por ambas, especialmente nas suas interrelações. Esse evento propiciará o fortalecimento da extensão no câmpus de Inhumas, visto que dará ciência ao câmpus e à comunidade dos trabalhos realizados pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos, do curso de Letras. Divulgará os trabalhos realizados em escolas do Ensino Fundamental, Médio e/ou casas de recuperação e asilos. Essa divulgação ocorrerá por meio de palestras, apresentações culturais, apresentação de documentários, comunicações, relatos de experiência, comidas e roupas típicas etc. Assim, esse evento estabelecerá uma relação entre a universidade e a comunidade e fortalecerá também o câmpus de Inhumas no que diz respeito à sua tradição que é formação de professores. Deve-se ressaltar que o momento é oportuno para estudo e divulgação não somente da literatura, mas, sobretudo, da cultura e da tradição de uma forma geral do estado de Goiás, visto que o estado comemorou, no ano de 2014, os 80 anos de sua capital, Goiânia, e o governo do Estado teve a iniciativa de construir mais um espaço de cultura na capital, a Vila Cultural Cora Coralina, cuja primeira exposição foi sobre a cultura goiana. Por fim, deve-se apontar que esse evento possui articulação com o ensino da disciplina de Literatura Brasileira, bem como o projeto de pesquisa intitulado “A ascensão do romance: seus antecedentes, seus desafios e sua evolução” PrP/CP 321/2012, duração de agosto de 2012 a julho de 2017, nele a investigação de tempo, memória cultural e história é o fio condutor das investigações que serão ampliadas para a questão do espaço, essencial para a preservação da memória cultural. Os resultados esperados são os seguintes: a) divulgação da literatura, história e cultura goiana; b) publicação no Site do câmpus de todas as informações do evento; c) publicação dos anais do simpósio; d) apresentação de um documentário sobre Cora Coralina e a Cidade de Goiás.

 

6- CURSO DE FORMAÇÃO EM TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO - CARLA CONTI DE FREITAS

Esse curso visa a formação de professores da universidade e de escola básica na abordagem transdisciplinar, atendendo a demanda da região para ta capacitação. O curso acontece semanalmente e provoca a discussão do tema a partir de autores de referencia na área. Além disso, o tema se relaciona com quatro projetos de pesquisa em andamento e com o curso de especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação, oferecido pelo Câmpus Inhumas. Esse curso também contribui para ações entre diferentes campus, uma vez que participa dele professores do campus Aparecida, Campos Belos e Goiania ESEFFEGO .

 

7- IV SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGOGIA E LETRAS - EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: NOVOS OLHARES, NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO

COORDENAÇÃO - MARLENE BARBOSA DE FREITAS REIS

A IV SEMANA DE INTEGRAÇÃO, da UEG – UnU/Inhumas, 4. edição consiste em um evento científico de abrangência local, cuja finalidade é integrar e promover o intercâmbio entre a produção acadêmica de acadêmicos, egressos e professores e dos cursos de Letras e de Pedagogia, numa perspectiva integradora e interdisciplinar, objetivando a formação profissional diante dos desafios educacionais. Ressaltamos que o evento é uma reedição de 2014 e contará com a agregação do I Simpósio de Pesquisa e Extensão - I SIMPEX - do Câmpus Inhumas para divulgação dos conhecimentos produzidos nos respectivos projetos.

 

8- PROJETO EFEITO BORBOLETA: EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA ATIVA

COORDENAÇÃO - LILIAN DE CASTRO JUNQUEIRA

O Projeto “Efeito borboleta”: educação, cultura e cidadania ativa/UEG/Inhumas,procura fortalecer a consciência de Responsabilidade Social e de formação cidadã, viabilizando a relação ampla entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) campus de Inhumas e a sociedade, pautando-se pela interlocução entre os atores sociais, na produção e socialização de conhecimentos. É uma oportunidade profícua de atendimento às Escolas Campo de Estágios e de discussão/reflexão sobre as políticas públicas. ao londo do ano são realizadas atividades com as múltiplas linguagens – palestras, músicas, artes plásticas, dramatização e poesias – buscando articulando o fazer acadêmico com os objetivos da Universidade Estadual de Goiás para uma formação pautada na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.