Observatório de ideias da UEG Gestão da Informação em Educação e Formação

Projetos de Extensão 2013

IX ENFOPLE, II Simpósio de Prática e Ensino de Línguas, Curso de Libras

1 -   IX ENFOPLE - ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E XI SEMANA DE LETRAS.

COORDENAÇÃO - WESLEY LUIS CARVALHAES

O ensino de língua portuguesa e língua estrangeira é um tema de múltiplos desdobramentos no campo da educação. O presente evento objetiva constituir um espaço de reflexão acadêmico-científica acerca do ensino de língua portuguesa e de língua inglesa, tomando como ponto de partida a noção de que o trabalho pedagógico com a linguagem verbal é uma atividade social, histórica e culturalmente construída. Para isso, o evento propõe a realização de conferências, minicursos e comunicações coordenadas em grupos de trabalho. As conferências constituem-se como um espaço privilegiado de contato dos acadêmicos da Unu-Inhumas, dos professores e da comunidade em geral com as discussões teóricas mais recentes no campo de estudos da linguagem. Para as conferências, estão convidados professores de outra instituição de ensino superior, cujas presenças já estão confirmadas, configurando o diálogo profícuo entre a UEG e outras instituições de ensino superior do Estado de Goiás. Serão realizadas três conferências, contemplando as grandes áreas: língua portuguesa; literatura e língua estrangeira. As comunicações coordenadas serão abertas à discussão de trabalhos de pesquisa realizados tanto na UnU-Inhumas quanto em outras UnUs da UEG e em outras instituições. Nessas comunicações, deverão ser fomentados projetos de pesquisas futuros, bem como o envolvimento da comunidade discente em práticas orientadas de investigação científica. Os minicursos constituem-se como momentos de discussão teórico-prática, por meio da abordagem de assuntos de relevância para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Todas as atividades do evento são abertas à partipação da comunidade em geral, notadamente dos professores das escolas de Inhumas.

 

2-  II SIMPÓSIO DE PRÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS

COORDENAÇÃO - MARIA MARGARETE POZZOBON

O II SIMPEL, abordando o tema A transdisciplinaridade na formação de professores de Línguas, objetiva discutir formas de pensar e construir os saberes do professor, bem como divulgar para a comunidade acadêmica e escolar os resultados dos Projetos de Estágio desenvolvidos em escolas campo dos municípios de Inhumas e de Goiânia, vislumbrando mostrar as propostas e as reflexões que os acadêmicos construíram e produziram ao longo do Estágio Supervisionado, associando a teoria à prática. O produto científico caracteriza-se pelas comunicações orais e relatos de experiência apresentados pelos estagiários, configurando a circulação do conhecimento. O foco do evento está em trazer para discussão novos caminhos para o ato de educar, visando ao fortalecimento e ao aperfeiçoamento da formação docente por meio de experiências acadêmico-científicas, estimulando os licenciandos a uma prática investigativa e reflexiva. Assim, a realização da segunda edição deste evento pode contribuir não só para o avanço das relações entre a universidade e a escola de educação básica, mas também para que o futuro profissional – professor de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa - apreenda e reflita sobre a realidade educacional em que vai atuar.

 

3 - CURSO DE LIBRAS

COORDENAÇÃO - ELISANGELA CELITA GUALBERTO

O objetivo do Curso de LIBRAS é analisar as contribuições históricas na construção da cultura e educação do surdo, oferecendo aos cursistas subsídios teóricos e práticos que auxiliem na comunicação em Língua Brasileira de Sinais, com o estudo de questões específicas da Educação do Surdo, dos conceitos básicos da Educação Inclusiva relativos ao estudo da Língua Brasileira de Sinais e o desenvolvimento educacional do surdo, promovendo discussões sobre oralismo, comunicação total e bilinguismo vinculado à linguística da LIBRAS e sua prática manual, cujo resultado seja a preparação dos participantes para a comunicação em LIBRAS.

1 - IX ENFOPLE - ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E XI SEMANA DE LETRAS. COORDENAÇÃO - WESLEY LUIS CARVALHAES O ensino de língua portuguesa e língua estrangeira é um tema de múltiplos desdobramentos no campo da educação. O presente evento objetiva constituir um espaço de reflexão acadêmico-científica acerca do ensino de língua portuguesa e de língua inglesa, tomando como ponto de partida a noção de que o trabalho pedagógico com a linguagem verbal é uma atividade social, histórica e culturalmente construída. Para isso, o evento propõe a realização de conferências, minicursos e comunicações coordenadas em grupos de trabalho. As conferências constituem-se como um espaço privilegiado de contato dos acadêmicos da Unu-Inhumas, dos professores e da comunidade em geral com as discussões teóricas mais recentes no campo de estudos da linguagem. Para as conferências, estão convidados professores de outra instituição de ensino superior, cujas presenças já estão confirmadas, configurando o diálogo profícuo entre a UEG e outras instituições de ensino superior do Estado de Goiás. Serão realizadas três conferências, contemplando as grandes áreas: língua portuguesa; literatura e língua estrangeira. As comunicações coordenadas serão abertas à discussão de trabalhos de pesquisa realizados tanto na UnU-Inhumas quanto em outras UnUs da UEG e em outras instituições. Nessas comunicações, deverão ser fomentados projetos de pesquisas futuros, bem como o envolvimento da comunidade discente em práticas orientadas de investigação científica. Os minicursos constituem-se como momentos de discussão teórico-prática, por meio da abordagem de assuntos de relevância para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Todas as atividades do evento são abertas à partipação da comunidade em geral, notadamente dos professores das escolas de Inhumas. 2- II SIMPÓSIO DE PRÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS COORDENAÇÃO - MARIA MARGARETE POZZOBON O II SIMPEL, abordando o tema A transdisciplinaridade na formação de professores de Línguas, objetiva discutir formas de pensar e construir os saberes do professor, bem como divulgar para a comunidade acadêmica e escolar os resultados dos Projetos de Estágio desenvolvidos em escolas campo dos municípios de Inhumas e de Goiânia, vislumbrando mostrar as propostas e as reflexões que os acadêmicos construíram e produziram ao longo do Estágio Supervisionado, associando a teoria à prática. O produto científico caracteriza-se pelas comunicações orais e relatos de experiência apresentados pelos estagiários, configurando a circulação do conhecimento. O foco do evento está em trazer para discussão novos caminhos para o ato de educar, visando ao fortalecimento e ao aperfeiçoamento da formação docente por meio de experiências acadêmico-científicas, estimulando os licenciandos a uma prática investigativa e reflexiva. Assim, a realização da segunda edição deste evento pode contribuir não só para o avanço das relações entre a universidade e a escola de educação básica, mas também para que o futuro profissional – professor de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa - apreenda e reflita sobre a realidade educacional em que vai atuar. 3 - CURSO DE LIBRAS COORDENAÇÃO - ELISANGELA CELITA GUALBERTO O objetivo do Curso de LIBRAS é analisar as contribuições históricas na construção da cultura e educação do surdo, oferecendo aos cursistas subsídios teóricos e práticos que auxiliem na comunicação em Língua Brasileira de Sinais, com o estudo de questões específicas da Educação do Surdo, dos conceitos básicos da Educação Inclusiva relativos ao estudo da Língua Brasileira de Sinais e o desenvolvimento educacional do surdo, promovendo discussões sobre oralismo, comunicação total e bilinguismo vinculado à linguística da LIBRAS e sua prática manual, cujo resultado seja a preparação dos participantes para a comunicação em LIBRAS.