Observatório de ideias da UEG Gestão da Informação em Educação e Formação

XI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE)

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE:panorama e perspectivas dos cursos de licenciatura

O Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira firma-se como um importante evento para a comunidade acadêmica do Câmpus Inhumas e, sobretudo, para a comunidade educacional local e circunvizinha. Além de agregar valor científico ao corpo docente e discente dos cursos de Letras e Pedagogia, o evento objetiva primar pelo envolvimento e participação dos egressos dos dois cursos nas atividades propostas.  Quando abrimos os olhos para a importância de dividir e integralizar conhecimentos entre disciplinas e cursos, somos tentados a pensar sobre questões e métodos educacionais “que poderiam ser o prelúdio de uma revisão que englobaria todas as ciências do homem” (BENVENISTE, 2005, p. 4).

O tema que norteia o evento nessa edição trata da identidade do professor na contemporaneidade, e tem gerado importantes discussões não só acadêmicas, mas também em eventos científicos. Com isso, objetiva-se trazer reflexões que permeiam as nossas concepções acerca das novas configurações do docente na sociedade pós-moderna e globalizada na qual estamos inseridos. 

Estudos recentes reconhecem que o trabalho docente é realizado em instituições por sujeitos plurais, fazendo do ato pedagógico de um/a profissional da educação (no caso específico deste evento, professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Literatura, além de professores da Educação Infantil e 1ª fase da educação básica) um efeito de suas próprias complexidades e saberes. A questão da formação docente é tratada com grande relevância e deve congregar os múltiplos papéis do professor na complexidade do ambiente escolar. Torna-se necessário mostrar que é possível problematizar discursos comuns e/ou verdades dogmatizadas impostas a professores por parte do coletivo social. Mais ainda, que há possibilidade de ressignificá-los e propor um empoderamento ao professor para lidar com eles, acreditando no rico poder da reflexão e da crítica para a projeção de novos modos sobre como as experiências docentes, hoje balizadas por aspectos cognitivos, emocionais, reflexivos, identitários, dialógicos, entre tantos outros, passarão a ser interpretadas e, com isso, acionadas mudanças em certos aspectos existentes no contexto educacional.

Essa discussão numa perspectiva que vai além da acadêmica, tem se tornado tema desafiador diante da complexidade e da diversidade presentes no contexto educacional atual. Assim, os estudos têm nos alertado para uma revisão das orientações a respeito da formação. Portanto, faz-se necessário o aprofundamento de discussões e estudos sobre o sujeito, as instituições e os saberes.  A realização do XI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira – ENFOPLE  e IV Simpósio de Prática de Ensino de Línguas, do curso de Letras, e do IV Seminário de Estágio do Ensino Fundamental e VI Mostra de Curtas da Educação Infantil, do curso de Pedagogia, pretende discutir a formação da identidade do professor. 

O evento justifica-se por constituir-se como um espaço de discussão interdisciplinar,  multicampi e interinstituicional em que podem ser travadas reflexões sobre como tem sido e como deve orientar-se o trabalho dos docentes. Além disso, o evento pode trazer algumas respostas à sociedade, por meio da promoção de atividades das quais podem participar os professores da cidade de Inhumas e de cidades próximas, bem como os acadêmicos de Letras e Pedagogia de Inhumas e de outras cidades vizinhas, aproximando as discussões acadêmico-científicas das situações de interação em sala de aula.

Portanto, o evento ora proposto consolida-se em sua décima primeira edição pela relevância de seu impacto na formação continuada dos profissionais da educação uegeana, inhumense e, consequentemente, pela melhoria da qualidade da educação goiana. Assim, foi estruturado em:

  1. Conferência de abertura e palestra: serão convidados nomes de amplo reconhecimento na comunidade científica e no campo da Linguística Aplicada, Formação de Professores e da Educação.
  2. IV SIMPEL – Simpósio de Prática e Ensino de Línguas: os alunos do 3º e 4º ano do curso de Letras apresentam suas reflexões a partir do estágio supervisionado em língua portuguesa e língua inglesa em formato de comunicações orais e publicação de relatos de experiência.
  3. IV Seminário de Estágio do Ensino Fundamental: os alunos do 3º e 4º ano do curso de Pedagogia apresentam suas reflexões a partir do estágio supervisionado, em comunicações orais e publicação de relatos de experiência.
  4. VI Mostra de Curtas da Educação Infantil: os alunos do curso de Pedagogia apresentam as experiências vividas e registradas por meio de curtas.
  5. Simpósios Temáticos: professores e egressos do curso de Letras, bem como a comunidade acadêmica da região, apresentam projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em andamento ou concluídos, pesquisas e relatos de experiências criativas desenvolvidas nas práticas pedagógicas.

Os Simpósios Temáticos serão organizados por um professor coordenador que selecionará de três a quatro trabalhos para apresentação e publicação de artigo/relato de experiência nos anais do evento. Os temas dos Simpósios que ocorrerão em dois dias são:

1.   ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

2.   ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

3.   FORMAÇÃO DE PROFESSORES

4.   TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS

5.   IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS

6.   PRÁTICAS CRIATIVAS

O site do enfople pode ser acessada por meio do link: http://enfople.observatorioueg.com.br/